Estratégias e tecnologia ajudam a melhorar vendas no varejo

Almir Neves, CEO da hubkn, mostra maneiras para comerciantes atingirem melhores resultados

Tributos de bens como feijão, carne, massas, biscoitos, arroz e materiais de construção serão reduzidos e tal baixa irá valer pelo menos até 31 de dezembro de 2023.  O ajuste foi confirmado pelo Ministério da Economia, que anunciou a redução de 10% de alíquotas do Imposto de Importação, o que diminui tributos sobre diversos produtos. Mais de 87% dos códigos tarifários tiveram a alíquota zerada ou reduzida em um total de 20%.  Tudo isso deve impactar de maneira positiva o Produto Interno Bruto (PIB) em R$ 533 bilhões até 2040. 

Com esta medida, cresce a esperança de que o varejo melhore seus índices em relação aos últimos tempos. E é neste momento que quem souber colocar em prática uma boa estratégia estará em vantagem. É o que afirma Almir Neves, CEO e um dos fundadores da hubkn, empresa que contribui para melhorar o dia a dia dos profissionais de vendas com informações colhidas pela Inteligência Artificial Jordan. 

De acordo com o executivo, o mercado interno brasileiro vive um momento muito sensível, com aumento significativo de preços em várias cadeias e indústrias importantes para o crescimento da nação. “E qualquer esforço positivo que possa manter os preços dentro de um bom patamar são bem vindos; temos que apenas lembrar que muitas vezes o governo toma decisões que cobrem de um lado e descobrem de outro, mas é papel fundamental do Estado focar no crescimento econômico”, destaca.

Mas é necessário, diante desta oportunidade para reaquecer as vendas, que o comerciante se organize. Almir lembra que ainda é cedo para falar em cenário otimista. “Mas vale reforçar que muita coisa ruim, tão alertado em tempos de pandemia, não aconteceu e redes de varejo continuaram expandindo. Por isso, é importante o comerciante conhecer bem seu mercado, gerir profissionalmente sua empresa, acompanhar de perto suas vendas e estar preparado para tomar decisões de forma assertiva e com agilidade”, ensina. 

São estratégias que, na visão do CEO, profissionalizam, inclusive, as vendas no varejo, que ocorrem de forma automática. “Todos os maiores varejistas enfrentam desafios muito similares, com margens cada vez mais apertadas. Melhorar requer um nível de profissionalismo e foco no dia a dia da operação, porque o varejo é muito dinâmico e mesmo em tempos turbulentos, muitas empresas conquistaram resultados importantes”, pondera.

E é evidente que, neste cenário, a tecnologia pode ajudar. “O uso de inteligência artificial, realidade aumentada e sistemas mais robustos tem ajudado empresas a identificar gargalos de produtividade, aumentar as vendas e encontrar oportunidades de mercado”, finaliza.

Sobre Almir Neves

Almir Neves é fundador da hubkn, empreendedor serial e nos últimos sete anos criou e participou do crescimento de cinco startups. Especialista em Negociação pelo PON (Program on Negotiation) da Universidade de Harvard, tem MBA em Gestão de Empresas pela FGV e especialização em Finanças pela FAE.

Sobre a hubkn

Desde a sua fundação, a hubkn vem contribuindo para melhorar o dia a dia dos profissionais de vendas, fazendo com que eles tenham as informações necessárias para executar seu trabalho, de forma que acelere o processo de vendas por meio de Inteligência Artificial, o Jordan. Para mais informações, acesse https://hubkn.com/ ou pelo instagram @hubkn_inc