Pela primeira vez, uma agência de origem mineira está entre as 10 maiores agências de comunicação do Brasil. De acordo com o Anuário da Comunicação Corporativa 2024, o Grupo Partners registrou um crescimento superior a 35% em 2023
O Grupo Partners segue como o maior grupo de Comunicação de Minas Gerais e conquistou o top 3 nacional, de acordo com o Anuário da Comunicação Corporativa de 2024. A publicaçãoavaliou o número de colaboradores e o faturamento das empresas, o que inseriu o grupo entre osmaiores do país. “O investimento nesse ciclo de desenvolvimento já passa de R$ 1 milhão, com um crescimento superior a 35% só no ano de 2023”, destaca o CEO do Grupo Partners, Dino Bastos.
Com 30 anos de história e 470 colaboradores presentes em 13 estados do país, o Grupo Partners segue em constante crescimento e com projeções para dobrar o faturamento. “Até o final do ano, nossa previsão é de R$ 58 milhões e, até 2027, mais de R$ 100 milhões”, afirma Bastos.
De acordo com o Anuário, publicado recentemente pela Mega Brasil Comunicação, o Grupo Partners é o maior de Minas Gerais, o terceiro maior do país em número de funcionários, o quarto maior em termos de faturamento comprovado e o décimo maior grupo de ComunicaçãoCorporativa do Brasil, considerando o faturamento agregado.
O crescimento do grupo acompanha o desenvolvimento do setor de Comunicação Corporativa no país. Segundo pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), o orçamento desse segmento atingiu R$ 35,3 bilhões em 2023, o que representa um crescimento de 3% emrelação ao ano anterior.
A Gerente de Marketing do Banco da Amazônia, Ruth Helena Lima, fala sobre a importância da comunicação corporativa. A instituição foi atendida pela Agência Partners Comunicação Integrada. “A comunicação corporativa é fundamental para instituições públicas, como o Banco da Amazônia, pois garante a transparência e o engajamento da sociedade. Como gerente de marketing, vejo diariamentecomo uma comunicação clara e eficiente fortalece a confiança dos nossos clientes e parceiros, além de promover nossas iniciativas e valores de forma assertiva e alinhada aos interesses públicos.”
O papel da gestão estratégica
Segundo o CEO do Grupo Partners, não existe segredo para manter o crescimento, mas sim gestão estratégica: “É preciso olhar a empresa como um todo, garantindo a autonomia dos setores. Ter uma visão equilibrada com foco no cliente e também nos colaboradores. É sobrefazer os investimentos corretos e controlar os resultados, levando em consideração lucro, retenção de clientes e planejamento de expansão da empresa.”
Outro ponto ressaltado por Dino Bastos é a importância da consultoria. “A avaliação externa dos processos internos é primordial. Em 2015, realizamos uma consultoria com o conselheiroempresarial Carlos Caixeta, profissional vinculado à Fundação Dom Cabral e ao Ibmec, e membro do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa.”
Expansão nos setores público e privado
O ciclo inicial de crescimento da Partners Comunicação Integrada, agência independente do grupo, priorizou o setor público, com atendimento de grandes instituições como a Petrobras, Caixa Econômica Federal, Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ministério da Justiça e SegurançaPública e Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo. Em 2023, a agência ampliou a cartela de clientes e, agora, também presta serviços à Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), ao SESI São Paulo, à Funpresp, ao BNDES, ao Sebrae-MA, ao CREA-SP, à Copasae ao CONASEMS.
De acordo com o CEO do grupo, a expansão para o setor privado é estratégica para o negócio. “O setor privado também tem grandes contas. Inclusive, de 1994 a 2011, atendemos apenas essafatia do mercado. Em setembro do ano passado, lançamos a CORP Comunicação para equilibrara cartela de clientes.”
Recentemente, o Grupo Partners também adquiriu a Likefy Influencers, agência criada para monetizar o marketing de influência. Além disso, o grupo foi o principal patrocinador do maiorevento de marketing de dados da América Latina, o ID 360. A Buscar ID, empresa que promoveu a atividade em Belo Horizonte, é acelerada pelo grupo.
O Grupo Partners é uma holding composta pelas empresas Partners Comunicação Integrada, Buscar ID, Lebbe Marketing Full Service, Likefy Influencers e CORP ComunicaçãoCorporativa.