Mais da metade dos influenciadores digitais brasileiros possuem algum tipo de atividade fraudulenta no Instagram. É o que aponta o estudo “Falsos Influenciadores no Brasil”, realizado pela Hype Auditor, ferramenta que realiza a análise de influencers para campanhas de marketing, junto a Apex Conteúdo Estratégico, agência de comunicação corporativa. Confira: https://hypeauditor.com/whitepapers/influenciadores-falsos-brasil
A pesquisa analisou aproximadamente 500 mil perfis com mais de mil seguidores e aponta os setores de moda, modelos, beleza, estilos de vida e luxo como os mais impactados. O fato é que conforme o número de curtidas e seguidores aumentam, maior são as chances de ocorrerem fraudes.
Para auxiliar marcas e empresas a não perderem dinheiro com falsos influenciadores, preparamos algumas dicas:
- Identifique comentários inautênticos – aqueles que contém apenas emojis ou palavras como: uau, legal, incrível etc.; menções a outras contas e comentários para participar de sorteios e promoções etc.;
A maior parte das atividades fraudulentas, em todos os setores analisados, é capitaneada por comentários falsos. No todo, 26% dos influencers brasileiros possuem mais de 30% de comentários inautênticos;
- Falsos influenciadores utilizam sorteios para turbinarem seus perfis – Os influencers que possuem entre 100 mil e 1 milhão de seguidores são os que mais sorteiam prêmios (5,5%);
- Meça o engajamento em relação ao número de seguidores – quem compra seguidores, geralmente possui pouco engajamento. Isso quer dizer, apesar da grande audiência, não há interações com as publicações;
- Confira o crescimento no número de seguidores – analisar o crescimento do número de seguidores ao longo do tempo é importante. Compra de seguidores, envolvem robôs e, de tempos em tempos, eles são identificados e excluídos da conta. Um verdadeiro influenciador tem um crescimento constante ao longo do desenvolvimento do seu perfil.
Quer saber mais sobre falsos influenciadores no Brasil? Acesse a pesquisa: https://hypeauditor.com/whitepapers/influenciadores-falsos-brasil