Está desembarcando no Brasil a segunda geração do Porsche Macan. Com mudanças significativas, o modelo traz como maior destaque quatro versões puramente elétricas, que irão conviver com outras quatro opções a combustão, que continuam sendo normalmente comercializadas. Além do powertrain completamente novo, o Macan recebeu diversos aprimoramentos internos e externos. São Paulo. A Porsche Brasil está lançando o novo Macan no mercado nacional. A segunda geração do SUV esportivo chega ao país com propulsão elétrica e repleto de novidade estilísticas e tecnológicas. O novo design torna o Macan um modelo ainda mais contemporâneo, enfatizando uma proposta de vanguarda para o futuro do segmento. Traz, também, o estado da arte em tecnologia, adotando soluções como arquitetura de 800 V, motores síncronos, novas baterias com materiais inovadores, entre outros.
Comercializados como modelo 2025, o novo Macan estará disponível em 4 versões:
Macan Electric – R$ 560.000
Macan 4 Electric – R$ 580.000
Macan 4S Electric – R$ 630.000
Macan Turbo Electric – R$ 770.000
Essas quatro versões elétricas darão complementariedade à atual família de modelos a combustão, que é constituída de Macan (R$ 490.000), Macan T (R$ 540.000), Macan S (R$ 645.000) e Macan GTS (R$ 735.000).
A estreia dessa nova família de Macan Electric será fundamental para diversificar o line-up da marca, atraindo novos consumidores que se interessarão pelas versões puramente elétricas. Esse lançamento também assegura que a Porsche continua firme em seu propósito de criar alternativas cada vez mais sustentáveis para o futuro da mobilidade ao mesmo tempo em que se mantém flexível para atender as diferentes demandas de seus clientes.
Novos motores elétricos entregam extrema potência com grande eficiência
O novo modelo de entrada da linha Macan para o mundo dos SUVs totalmente elétricos da Porsche torna-se também o primeiro Macan com tração traseira. A propulsão é fornecida exclusivamente pelo motor do eixo traseiro, com potência de 250 kW (340 cv).
O motor elétrico possui um inversor de pulso de 480 ampères em que o material semicondutor de alta eficiência carbeto de silício (SiC) é utilizado para proporcionar maior eficiência. Ele reduz significativamente as perdas de comutação no inversor de pulso e permite frequências de comutação mais altas. Em combinação com o Launch Control, o Macan produz até 265 kW (360 cv) de potência com o overboost, e o torque máximo é de 563 Nm. Partindo da inércia, o carro atinge a marca de 100 km/h em 5,7 segundos e tem uma velocidade máxima de 220 km/h. Sua autonomia é de 443 Km.
O Macan 4 Electric adiciona um motor dianteiro síncrono como 210 mm de diâmetro e 100 mm de comprimento, tornando-se um modelo de tração integral. O inversor de pulso é de 350 ampères. Desta maneira, o Macan 4 entrega 387 cv de potência ou 408 no modo overboost com o controle de largada e 650 Nm de torque. O modelo ganha desempenho e versatilidade, atingindo 100 km/h em 5,2s, mantendo os 443 Km de autonomia.
Já o Macan 4S traz um novo motor no eixo traseiro e um traseiro e um poderoso inversor de pulso de 600 ampères. Juntamente com o motor do eixo dianteiro também usado no Macan 4 Electric e no Turbo Electric, entrega uma potência do sistema de 330 kW (448 cv) com um curto overboost de potência para até 380 kW (516 cv). Com o Launch Control, o torque máximo é de 820 Nm. Os números de desempenho são impressionantes: o Macan 4S Electric acelera de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos e tem velocidade máxima de 240 km/h. A autonomia é de 438 Km.
O Macan Turbo estabelece o topo em performance no seu segmento. A Porsche utiliza exclusivamente a última geração de motores elétricos síncronos montados nos eixos dianteiro e traseiro para alcançar excelente eficiência e possibilitar uma reprodução ótima da potência. No eixo traseiro, destacam-se o motor de 230/210 mm e o impressionante inversor de pulso trabalhando com 900 ampère. Os números por si só indicam performance de primeira classe: em combinação com o Launch Control, o Macan Turbo Electric ostenta até 470 kW (639 cv). O torque máximo é de 1.130 Nm. Isso garante excelente desempenho de condução. O Macan Turbo acelera de 0 a 100 km/h em 3,3 segundos e chega a 260 km/h. Sua autonomia é de 435 Km.
A arquitetura construtiva do novo Macan Electric
Os motores elétricos retiram sua energia de uma bateria de íon de lítio acondicionada no assoalho, com capacidade bruta de 100 kWh, dos quais até 95 kWh podem ser usados ativamente. Sua química é extremamente moderna. O anodo é constituído de grafite, proporcionando maior estabilidade durante cos ciclos de recarga, contribuindo para o aumento do ciclo de vida da bateria. Já o cátodo traz uma composição de 80% níquel, 10% cobalto e 10% manganês. Essa liga traz alta densidade de energia, suportando muitos ciclos de carga e descarga e conservando a energia mesmo quando o veículo permanece estacionado por um longo período.
A bateria de alta voltagem é um componente central da recém-desenvolvida Premium Platform Electric (PPE) com arquitetura de 800 volts, usada pela Porsche pela primeira vez no novo Macan. A saída de carregamento DC é de até 270 kW. A bateria pode ser carregada de 10 a 80% em aproximadamente 21 minutos em um posto de carregamento rápido adequado. Em postos de carregamento de 400 volts, um interruptor de alta voltagem na bateria permite o carregamento em série, dividindo efetivamente a bateria de 800 volts em duas baterias, cada uma com uma voltagem nominal de 400 volts. Isso permite um carregamento especialmente eficiente a até 135 kW, sem um impulsionador de alta voltagem adicional. O carregamento AC de até 11 kW é possível em carregadores residenciais.
Até 240 kW de energia podem ser recuperados por meio dos motores elétricos durante a condução. A Integrated Power Box (IPB) também contribui para a eficiência dos novos modelos Macan, ao mesmo tempo em que economiza peso e espaço. A IPB inovadora e compacta combina três componentes – o carregador AC a bordo, o aquecedor de alta voltagem e o conversor DC/DC.
Proporções esportivas e linhas de cupê
Graças às proporções mais equilibradas e à identidade de design da Porsche, os novos modelos Macan parecem dinâmicos e dominantes. “Com o Macan totalmente elétrico, estamos apresentando o primeiro Porsche que estamos tornando elétrico a partir de uma identidade de produto estabelecida”, diz Michael Mauer, Vice-Presidente de Design da Porsche. “O novo Macan é claramente reconhecível por sua identidade de marca como parte da família de produtos Porsche. As proporções clássicas da Porsche foram ainda mais intensificadas e adaptadas de forma ideal aos desafios de um veículo elétrico. Isso aprimorou ainda mais a aparência esportiva, moderna e dinâmica do Macan. O design deixa claro: o Macan permanece o carro esportivo em seu segmento, mesmo com propulsão elétrica.”
A inclinação suave do capô e as asas fortemente pronunciadas dão ao SUV, que tem 4.784 mm de comprimento, 1.938 mm de largura e 1.622 mm de altura, uma aparência dinâmica mesmo quando está parado. O novo Macan é equipado com rodas de até 22 polegadas com montagem escalonada de pneus. A distância entre eixos é 86 mm mais longa que a do modelo anterior (2.893 mm). Os faróis são divididos em duas partes: a unidade de luz superior plana com luzes diurnas de quatro pontos está incorporada nos para-lamas e enfatiza a largura do carro. O módulo de farol principal com tecnologia LED está posicionado um pouco mais baixo na extremidade frontal. A característica silhueta de voo da Porsche forma uma unidade com a janela traseira plana. Em combinação com as portas sem moldura com lâminas laterais características, o resultado é um design elegante e esportivo. Ombros fortemente pronunciados dão à traseira uma aparência musculosa. O logotipo da Porsche agora fica no centro da faixa de luz esculpida em 3D.
Aerodinâmica ativa e passiva para maior autonomia
A Porsche combina sua identidade de design com uma aerodinâmica otimizada para autonomia. Graças à Porsche Active Aerodynamics (PAA) com elementos ativos e passivos e um coeficiente de arrasto de apenas 0,25, o novo Macan é um dos SUVs mais aerodinâmicos do mercado – com efeitos positivos na autonomia e no consumo de energia. O sistema PAA inclui o spoiler traseiro adaptativo, aletas de refrigeração ativas nas entradas de ar dianteiras e coberturas flexíveis no assoalho totalmente vedado. Cortinas de ar abaixo do módulo do farol e a parte dianteira rebaixada otimizam o fluxo de ar. Na traseira, bordas laterais destacáveis e o difusor com aletas garantem eficiência aerodinâmica.
Dois compartimentos de bagagem e aumento do espaço interno
O novo Macan é um SUV orientado para o desempenho com alto nível de praticidade para o uso diário, equipamento de alta qualidade e configuração para garantir espaço interno. A eletrificação levou ao aumento do espaço de bagagem no Macan. Dependendo da versão, a capacidade atrás do banco traseiro pode chegar a 540 litros (modo de carga). Além disso, há o ‘frunk’, um segundo compartimento de bagagem sob o capô dianteiro com capacidade de 84 litros. Isso representa 127 litros a mais do que o modelo anterior. Se o encosto do banco traseiro for dobrado completamente, a capacidade do compartimento de bagagem aumenta para até 1.348 litros. A capacidade máxima de reboque de 2.000 kg completa as qualidades do novo Macan.
O motorista e o passageiro da frente agora ficam até 28 mm mais baixos do que antes, enquanto os passageiros traseiros ficam até 15 mm mais baixos com aumento do espaço para as pernas. O interior é inequivocamente Porsche: a largura do cockpit é enfatizada por um painel preto integrado. O design ascendente do console central aumenta a impressão de uma posição baixa e focada no desempenho no veículo. Ao mesmo tempo, as grandes janelas dão uma sensação leve e arejada ao espaço interior. Além das interfaces digitais modernas para o usuário, também existem elementos de controle analógicos selecionados – por exemplo, nas saídas de ar e nos controles de ar-condicionado. Uma faixa de luz LED está integrada à faixa de acabamento cuidadosamente projetada do painel e das portas. Ela atua como iluminação ambiente e uma luz de comunicação. Dependendo da situação, fornece informações ou avisos – como saudações, processos de carregamento ou em conjunto com os sistemas de assistência ao motorista.
O novo Macan permite também um alto grau de personalização através de uma oferta totalmente nova de cores, rodas, revestimentos, apliques decorativos e inúmeros opcionais. Destaca-se o programa Personalize, permitindo inserir o toque pessoal do cliente em elementos como tapetes, soleiras, chave e apliques nos bancos.
Novo pacote de design off-road
Um novo pacote de design off-road também está opcionalmente disponível para todos os modelos, melhorando ainda mais a usabilidade diária do Macan. Estradas de terra acidentadas e subidas e descidas particularmente íngremes podem ser dominadas ainda mais facilmente do que antes. A geometria alterada do para-choque dianteiro aumentou o ângulo de ataque para até 17,4 graus, dependendo do modelo (com a suspensão pneumática em um nível especificamente elevado). Em combinação com a suspensão pneumática adaptativa, o pacote de design off-road também aumenta a distância livre do solo em 10 mm, para 195 mm na configuração normal.
A Porsche oferece o pacote em duas cores: em Cinza Vesuvio ou na cor exterior. O para-choque dianteiro, as saias laterais, os painéis do difusor e os trilhos do teto são então pintados de acordo. Rodas de design off-road de 21 polegadas combinando em Cinza Vesuvio também são oferecidas. Para os clientes que escolhem a variante do pacote de design off-road na cor exterior do carro, as lâminas laterais também são pintadas na mesma cor. Os trilhos do teto podem ser encomendados em Preto, Prata ou Turbonite (apenas Turbo).
Para o Macan, Macan 4 e Macan 4S, o para-choque dianteiro off-road com um aplique em Cinza Vesuvio também está disponível separadamente. O ângulo de abordagem aumenta como no pacote de design off-road.
Experiência do motorista: alta potência de processamento e conectividade
O Macan é equipado com o conceito de exibição e operação de última geração com até três telas, incluindo o painel de instrumentos de design curvo de 12,6 polegadas e o visor central de 10,9 polegadas. Pela primeira vez, o passageiro também pode visualizar informações, ajustar configurações no sistema de entretenimento ou transmitir conteúdo de vídeo enquanto o carro está em movimento através de sua própria tela opcional de 10,9 polegadas.
Também pela primeira vez, a interface Porsche Driver Experience inclui um display frontal com tecnologia de realidade aumentada. Elementos virtuais, como setas de navegação, são integrados visualmente ao para-brisa de maneira perfeita ao mundo real. A imagem aparece para o motorista a uma distância de 10 metros e corresponde ao tamanho de uma tela de 87 polegadas. O sistema de entretenimento de última geração também ampliou a integração com as interfaces Apple Carplay e Android Auto.
Primeiro Macan com eixo traseiro direcionável e amortecedores de dois estágios
A Porsche desenvolveu o Macan com grande foco na dinâmica de condução por excelência da marca e na sensação característica de direção. Graças à sua posição de assento particularmente esportiva e ao baixo centro de gravidade, bem como à sua impressionante dinâmica de condução e precisão de direção, o novo Macan proporciona uma verdadeira sensação de carro esportivo.
Macan 4 Electric, Macan 4S Electric e Macan Turbo Electric possuem tração integral. Os dois motores elétricos são controlados quase em tempo real por meio da unidade eletrônica de potência. O Porsche Traction Management (ePTM), controlado eletronicamente, opera cerca de cinco vezes mais rápido do que um sistema de tração integral convencional e pode responder ao deslizamento de uma das rodas em 10 milissegundos. Além disso, a distribuição da tração nas quatro rodas é regulada pelo programa de condução selecionado.
No Macan Turbo, o Porsche Torque Vectoring Plus (PTV Plus), um bloqueio de diferencial controlado eletronicamente no eixo traseiro, também contribui para a tração, estabilidade de condução e dinâmica lateral.
Os modelos Macan Electric trazem suspensão a ar são equipados com o Porsche Active Suspension Management (PASM), controle eletrônico de amortecimento. O PASM agora também apresenta amortecedores com tecnologia de duas válvulas, vinda diretamente dos modelos Cayenne e Panamera. Graças ao mapa de amortecimento mais amplo, isso resulta em um espectro mais abrangente entre conforto e desempenho, tornando as diferenças entre os programas de condução ainda mais tangíveis.
Pela primeira vez, o Macan possui eixo traseiro direcionável opcional, com um ângulo máximo de esterçamento de cinco graus. Isso permite um diâmetro de giro compacto de 11,1 metros no tráfego urbano e durante manobras, ao mesmo tempo em que proporciona uma excepcional estabilidade de condução em velocidades mais altas, auxiliada pela direção dianteira consistente e precisa pela qual a marca já é conhecida.
Ecosistema abrangente de soluções
Os modelos Macan trazem como item de série um carregador preparado para o futuro, com potência de até 22 kW.
A Porsche oferece também o serviço de instalação deste carregador, sem custo adicional, buscando tornar a experiência do cliente o mais confortável e prática possível. O serviço inclui a checagem prévia da rede no domicílio e a troca de qualquer componente que possa ser necessário entre o quadro do cliente e a tomada.
Adicionalmente, as especificações incluem também um segundo carregador como item de série, para o cliente possa instalá-lo em qualquer outro lugar de seu interesse.
Para carregamentos em estrada, a Porsche possui duas diferentes parecerias para instalação de 40 carregadores ultra rápidos em rodovias, em pontos selecionados de acordo com o perfil de uso de seus clientes. 30 já estão em operação, com os remanescentes tendo instalações previstas para o início de 2025. Os clientes ainda terão a disposição um voucher de R$ 3.000 para utilização da rede Shell Recharge.
Os Porsche Centers também podem ser utilizados como pontos adicionais, equipados com carregadores de 350 Kw e 175 Kw.
A oferta no Brasil também abrange garantia de 4 anos para o veículo e 8 para bateria.
Sobre a Porsche Brasil
A Porsche Brasil, com sede em São Paulo, é a primeira subsidiária Porsche na América Latina, tendo a sua operação iniciada em julho de 2015. A rede Porsche no Brasil está presente nas seguintes praças: São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Recife, Campinas, Florianópolis, Brasília, Ribeirão Preto, Belo Horizonte, Fortaleza, Goiânia e Salvador.